A VERDADEIRA HISTÓRIA DA FANFARRA DOS VETERANOS DE MARIALVA



Criada em 2018 por iniciativa do instrutor Dino Basso Garcia e participantes, a Fanfarra dos Veteranos de Marialva foi tema de polêmica nos últimos dias. Com o objetivo de esclarecer os fatos, o Notícias de Marialva traz as informações a seguir.


O grupo, formado por aproximadamente 43 integrantes, caminha para tornar-se totalmente independente. A maioria dos instrumentos musicais utilizados foram adquiridos pelos próprios membros. Outros são cedidos pela Fanfarra do Colégio Estadual Dr. Felipe Silveira Bittencourt, por meio da diretora Cely Aparecida Navarro, bem como pelo projeto Pró Arte, através da coordenadora Fátima Bolonheis.


Todos os componentes da Fanfarra dos Veteranos atuaram, em diferentes épocas (especialmente na década de 1970) em outras fanfarras e grupos musicais. A maioria ainda reside em Marialva. Mas há pessoas que hoje vivem em Mandaguari, Sarandi e em Maringá. A harmonia que une os integrantes é tamanha, que foi capaz de juntar homens e mulheres de variadas idades e representantes das mais diversas profissões: advogados, professores, comerciantes, vendedores, profissionais da saúde, médico e até um pastor formam a Fanfarra que exala nostalgia e emociona a todos que assistem suas apresentações.


Os ensaios da Fanfarra dos Veteranos vem acontecendo todas as terças-feiras, das 18:15 às 19:00 horas, na quadra de esportes do Colégio Bittencourt. Dias atrás, veio à tona a manifestação de alguns moradores da região, que estariam aborrecidos com o som produzidos nos ensaios. Foi possível perceber que a maioria absoluta da comunidade local apoia o grupo e não se incomodam com as melodias emitidas. Ao contrário, sentem orgulho do trabalho que vem sendo desenvolvido.


A Fanfarra dos Veteranos alcançou tamanho sucesso, que foi convidada a se apresentar no desfile em comemoração ao aniversário de 72 anos de Maringá, realizado na manhã dessa segunda-feira, 13 de maio. Foi a única fanfarra a compôr a programação. Na avenida, milhares de pessoas se emocionaram, gritaram e aplaudiram a brilhante apresentação. Aliás, foi a estreia do uniforme personalizado e exclusivo, confeccionado com recursos dos próprios membros e com a renda oriunda da comercialização de uma rifa. A empresa marialvense Chamego Brasileiro Bandeiras contribuiu com parte da produção do lindo estandarte, que identifica a corporação musical, exibido com maestria durante o desfile. Foram elogios de toda parte.


A Fanfarra dos Veteranos de Marialva é a-partidária e foi criada com o objetivo de protagonizar um resgate histórico das belas apresentações musicais que marcaram tempos áureos, e proporcionar um pouco da magia de outrora, nos dias atuais.


A história da Fanfarra dos Veteranos de Marialva está apenas começando. Com a garra e perseverança do magníficos músicos, os bumbos, surdos, metais e todos os demais instrumentos continuarão produzindo belas músicas para os ouvidos da nossa gente.


🚨🚔🚑🚁🚒🚨

Aconteceu... está no Notícias de Marialva!

🤳🏻Envie denúncias, fotos, vídeos e notícias para nosso WhatsApp📱(44) 9 9734-7144

© Copyright 2019, All Rights Reserved Notícias de Marialva

  • log whats
  • FACEBOOK
  • INTAGRAM