ANIMAIS SOLTOS NAS VIAS DE MARIALVA COLOCAM MOTORISTAS E PEDESTRES EM RISCO



Animais de grande porte, geralmente equinos e muares, soltos pelas ruas e avenidas de Marialva, aumentam cada vez mais a insegurança de motoristas e pedestres, que frequentemente são surpreendidos por eles durante o seu trajeto.


As pessoas dizem que estão cansadas de reclamar e nada é feito. Na última segunda-feira, havia cavalos soltos nos bairros Planalto e Yamanaka.


Recentemente, acidentes foram registrados por conta de dois cavalos que perambulavam pela Avenida Cristóvao Colombo, num trecho de grande circulação.


Deixar os animais soltos é crime e quem observar deve fazer denúncia.


Cansada de ver sempre animais soltos pelo seu bairro, uma mulher (que preferiu não ser identificada por medo de represálias) chegou a fotografar a rotina deles pelas ruas. Ela, que mora no Jardim Planalto, se disse preocupada com a situação, que é recorrente. Nas fotos enviadas para o Notícias de Marialva, é possível observar os cavalos atravessando ruas, revirando lixeiras e até se alimentando com grama na calçada. Apesar de não fazer ideia quem seja o dono, para essa moradora a Prefeitura deveria fazer algo. “Pelo jeito não estou morando na cidade, estou no campo”, ironiza.


EM CASO DE ACIDENTE, RESPONSABILIDADE É DO PROPRIETÁRIO


A legislação vigente estabelece que a responsabilidade civil em caso de acidente causado por animal é do proprietário. O Código Civil Brasileiro define no artigo 936 que “em eventuais acidentes causados pelos animais, o dono, ou detentor do animal, ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou forças maiores.”


ORIENTAÇÕES PARA OS MOTORISTAS


O que fazer quando identificar animais na pista:


⚠️Reduza a velocidade.


⚠️Nunca buzine para não assustar o animal.


⚠️Não pisque os faróis ou jogue luz sobre o animal.


⚠️Feche os vidros do veículo ao passar perto de animais de grande porte.


⚠️Se for necessário ultrapassar, siga por trás do animal (nunca pela frente, ele pode se assustar e atacar ao ver o veículo passando).


⚠️Depois de ultrapassar os bichos, sinalize para os motoristas que vêm em direção oposta sobre o perigo, piscando os faróis. Piscar três vezes o farol e posicionar a mão para baixo com quatro dedos abertos indica a presença de animais na pista.


⚠️Comunique. Se estiver pelas ruas, o comunicado deve ser feito à Prefeitura por meio do canal 156. Já se o animal for visto na rodovia, o comunicado deve ser feito à concessionária ou à Polícia Rodoviária.


🚨🚔🚑🚁🚒🚨

Notícias de Marialva!

🤳🏻Plantão 24 horas pelo WhatsApp📱(44) 9 9734-7144

© Copyright 2019, All Rights Reserved Notícias de Marialva

  • log whats
  • FACEBOOK
  • INTAGRAM