ESTUDO REVELA QUE MARINGÁ TEM 14 MIL CASOS A MAIS QUE O REGISTRADO EM DADOS OFICIAIS



Um levantamento feito em parceria entre UEM, Unicesumar e Uningá, avalia que ao menos 14 mil pessoas já tiveram Covid-19, além dos números oficiais divulgados, na cidade de Maringá. O dado foi apresentado ontem, quinta-feira (16), em uma audiência.

O estudo foi feito entre maio e julho. Ao longo do período, 950 pessoas realizaram o teste de covid-19, de todas as idades e grau de instrução, em toda a cidade. 10 delas tiveram resultado positivo.

Até esta quinta, 2.456 pessoas já haviam tido coronavírus na cidade.

Na avaliação dos pesquisadores, a partir de dados da Secretaria de Saúde de Maringá e o que já se sabe sobre a doença, a cada caso positivo registrado, há pelo menos outros seis que não foram encontrados. Entre outros motivos: por falta de testagem em toda a população e porque os casos podem ser assintomáticos - ou seja, a pessoa porta o vírus mas não apresenta sintomas.

O estudo tem 95% de confiança e 2,5% de erro. As pessoas passaram pelo teste rápido, que coleta sangue.

Segundo informações da professora Daniela Granzotto, responsável pela estatística no trabalho, é uma pesquisa de prevalência. Isso significa que, para cada uma pessoa com registro, outras seis estão subnotificadas

O secretário de Saúde de Maringá, Jair Biatto, disse que esse dado já era esperado, mas ainda não é tão alto.

🚨🚔🚑🚁🚒

Notícias de Marialva!

🤳🏻Plantão 24 horas pelo WhatsApp📱(44) 9 9734-7144

© Copyright 2019, All Rights Reserved Notícias de Marialva

  • log whats
  • FACEBOOK
  • INTAGRAM