MARIALVA NÃO ESTÁ SOZINHA: OUTRAS “CAPITAIS DA UVA” TAMBÉM FAZEM SUCESSO NO PARANÁ

Atualizado: 7 de Nov de 2019



Você sabia que não é só Marialva que possui o título de “Capital de Uva” no estado do Paraná? Além de nossa cidade, outras também atraem turistas, rendem emprego e movem a economia para o município através da uva e de seus derivados.

Para Marialva, a importância da uva é gigantesca. O município transformou a vocação rural em atrativo turístico, atraindo visitantes com suas parreiras e plantações, O monumento cacho de uva, de 20 metros de altura, e a parreira, localizada na entrada da cidade, sentido Mandaguari, é um símbolo da cidade, que tem muito de sua economia dependente da fruta.

As outras cidades que também possuem esse título, são as seguintes:

🔷 COLOMBO, UM PEDACINHO DA ITÁLIA!

Maior Colônia italiana do Estado, Colombo fica a 426 km de Marialva e tem a agricultura como motor econômico, que é justamente o legado dos italianos e a riqueza natural os maiores atrativos turísticos do município. Lugar de natureza generosa, Colombo também proporciona passeios por belas paisagens naturais. Grutas, vinículas e lagos, que estão entre os roteiros preferidos pelos visitantes. Outra semelhança com Marialva é a chamada “Festa da Uva”, realizada no “Parque Municipal de Uva”. Essa é uma das maiores festas da região!

🔷 ROSÁRIO DO IVAÍ, A CAPITAL DAS PARREIRAS DE UVA.

A cidade, que fica a 152 km de Marialva, além da riqueza espiritual, tem como principal fonte de renda as parreiras de uva. Produção de leite, soja, milho e flores também ajudam a economia do município. Além disso, a geografia privilegiada ajuda o município que é terreno ideal para a prática do ciclismo, motociclismo e dos voos de parapente e asa delta.

🔷 SALGADO FILHO, TERRA DA UVA E DO QUEIJO!

À 466 km de Marialva, Salgado Filho possui agroindústrias que movimentam a economia da cidade. A produção do Queijo e Vinho são o destaque local. Situada em um belo vale no Sudoeste do Paraná, conta com festas, trilhas e muita uva!

🔷 BITURUNA, A ROTA DO VINHO.

Na cidade, que fica a 402 km de Marialva, destaca-se a predominância de descendentes de imigrantes italianos, que espalharam seus costumes e sua cultura desde a época da colonização. Suas tradições ajudaram a moldar Bituruna, que hoje é lar de diversas etnias e possui mais de 16 mil habitantes. Na cidade, encontra-se a Rota do Vinho, que é realizada pelo número alto de produção de uva na cidade.

🔷 MARIÓPOLIS, A TERRA DA UVA.

Com uma produção anual de aproximadamente 1.200 toneladas da fruta, a cidade localizada a 488 km de Marialva, é conhecida como “Terra da Uva” e faz do carro-chefe da economia. Hoje o município conta com 45 produtores que, com suas famílias, produzem mais de mil e duzentas toneladas de uva, abastecem a Vinícola São Francisco de Sales, comercializam na Festa da Uva, e realizam a venda direto dos parreirais para toda a região e estados vizinhos. A Festa da Uva acontece na segunda quinzena do mês de janeiro.

🔷 A GRANDE CURITIBA, E SEUS MUITOS VISITANTES

A Região Metropolitana de Curitiba reserva vinícolas rústicas ou muito sofisticadas, passeios em plantações no estilo pague o que colher, trilhas em meio aos mananciais de Piraquara, nas matas da Serra do Mar, pedreiras, mirantes e um túnel a ser atravessado com o uso de lanterna. Por aqui, os maiores produtores – e mais visitados – são Colombo, Campo Largo, São José dos Pinhais e Piraquara. A procura é tanta que alguns municípios se organizaram em roteiros, sempre cheios de atrações e tentações, como o Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais, e o Caminho Trentino, em Piraquara.

🚨🚔🚑🚁🚒🚨

Notícias de Marialva!

🤳🏻Plantão 24 horas pelo WhatsApp📱(44) 9 9734-7144

© Copyright 2019, All Rights Reserved Notícias de Marialva

  • log whats
  • FACEBOOK
  • INTAGRAM