“PARANÁ NÃO TEM CENÁRIO FAVORÁVEL PARA NEVE”, DIZ SIMEPAR



Muita gente ficou animada em saber que a neve poderia se fazer presente nessa semana de chuva e frio no estado do Paraná, mas, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná, Simepar, não será desta vez que vai nevar no estado.

A informação de que o Paraná seria palco para esse fenômeno circulou bastante nas redes sociais no último final de semana, porém o órgão está acompanhando a formação da massa de ar polar que se aproxima da região Sul do País e avalia que o cenário no Estado não é favorável para a neve.

Segundo o Simepar, a probabilidade maior é que o fenômeno atinja as serras gaúchas e catarinenses e - talvez - cidades mais altas do Paraná, como Palmas, na região Sudoeste, mas em menor intensidade.

Ainda assim, a previsão é de queda nas temperaturas a partir de amanhã, quinta-feira (20), e o Simepar não descarta a possibilidade de geada em algumas regiões no fim de semana. A condição também é influenciada pela chuva, já que com o solo molhado, torna-se mais difícil a formação de gelo.

Um dos fatores que inibe a formação de neve são as chuvas constantes desde o último fim de semana. A condição ideal para a neve inclui temperaturas abaixo de zero e a formação de garoa. Como as precipitações nesta semana devem ficar em uma média de 15 milímetros a 20 milímetros, elas não colaboram com o fenômeno, esperado por alguns e temido por outros, principalmente pelos agricultores.

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento acompanha com atenção a situação, já que a possibilidade de geada traz problemas para as lavouras, principalmente em culturas de inverno, como trigo e pastagens, a nas plantações de hortaliças e frutas.

Por causa da estiagem que se estende há cerca de um ano, o clima na primeira quinzena de agosto já tinha sido ruim para o setor. Agora, os agricultores torcem para que o frio não seja muito intenso.

🚨🚔🚑🚁🚒🚨

NOTÍCIAS DE Ⓜ️ARIALVA!

🤳🏻Plantão 24 horas pelo WhatsApp

📱(44) 9 9734-7144

© Copyright 2019, All Rights Reserved Notícias de Marialva

  • log whats
  • FACEBOOK
  • INTAGRAM