VEREADORES APROVAM NOME DE “ABÍLIO NAGIB NEME” AO MONUMENTO DO PARREIRAL DE UVA DE MARIALVA


Na última sessão da Câmara Municipal de Marialva, realizada na segunda-feira (13), os vereadores aprovaram por unanimidade Projeto de Lei Ordinária nº 24/2020, de autoria do Executivo, que concede o nome de Abílio Nagib Neme ao monumento do parreiral de uva, localizado no portal de entrada da cidade, sentido Mandaguari-Marialva, às margens da BR 376.

Abílio nasceu em 1933, em Santos (SP. Filho dos imigrantes Nagib Name e David Name, a família se deslocou e fixou-se no Paraná em 1949, na região de Arapongas.

Depois de prestar o Serviço Militar em Curitiba, no 20º Regimento de Infantaria, Abílio viveu ainda em Apucarana, Paranavaí e, em 1954, finalmente se instalou em Maringá, onde exerceu a função de Caixa da primeira agência do Banco Itaú do município.

Trabalhou ainda no cartório de registro civil do irmão, Abrão Nagib Neme, em Apucarana, cidade onde nasceu o primeiro filho, Fernando Cézar Menezes Nagib Neme, fruto do casamento com Mariluz Menezes Neme.

Assumiu o primeiro cargo como Oficial de Cartório do Registro Civil na cidade de Reserva, e foi transferido para Astorga, onde permaneceu entre 1961 a 1963 e onde nasceu a filha Denise Menezes Neme. Entre 1963 e 1982, assumiu o Cartório de Registro Civil de Paranavaí. Lá nasceram os filhos Sérgio Murilo Menezes Neme e Michel Abílio Nagib Neme.

Em Maringá, prestou serviço também na área de construção civil, na Codemar (atual Sanepar). Na década de 1970. foi sócio proprietário da Rádio Cidade Canção (FM) e Rádio Difusora e, de 1980 a 1991, foi sócio proprietário da Construtora Nagib Neme. Foi sócio fundador junto com o irmão, Sílvio Name, do Clube da Justiça de Maringá. Sócio fundador do CTG e sócio e conselheiro por vários anos do Maringá Clube. Além de ter sido sócio proprietário do Frigorífico Laçador.

Em Paranavaí, foi Secretário de Administração da Prefeitura em mais de uma gestão. Foi também vereador naquela cidade nos anos de 1976 a 1982. Foi Presidente e sócio fundador do Tênis Club. Tesoureiro, durante 16 anos, e Presidente por duas vezes da Santa Casa de Misericórdia de Paranavaí e Presidente e sócio fundador do Clube dos Funcionários da Justiça.

Em Curitiba, instalou a 4ª Vara de Família no ano de 1979. Foi membro ativo da Anoreg (Associação dos Notários e Registradores do Paraná); Presidente da Anoreg Vice-Presidente da Anoreg em Curitiba. Foi o primeiro Presidente da Assejepar (Associação dos Serventuários da Justiça do Paraná). Criou a primeira escola de Serventuários da Justiça do Brasil (Inoreg).

Abílio foi Juiz de Paz por 12 anos. Iniciou a caminhada na Maçonaria no ano de 1962, na Loja “Filhos de Hiran” de Astorga. Filiou-se à Loja “Paz e Amor” em 1963 e em 2005, ajudou a fundar a loja “Getúlio Pereira Salermo, 18”, em Maringá.

Em Marialva, permaneceu por mais de 30 anos. Um de seus feitos importantes para a cidade, foi ajudar a transformar Marialva em Comarca Intermediária.

Faleceu no dia 12 de novembro de 2011, deixando quatro filhos e oito netos. Abílio já foi condecorado com o Título de Cidadão Honorário de Paranavaí e com o título de Reconhecimento Honorífico da Santa Casa de Misericórdia, tendo ganhado homenagem com nome de praça em Maringá.

🚨🚔🚑🚁🚒

Notícias de Marialva!

🤳🏻Plantão 24 horas pelo WhatsApp📱(44) 9 9734-7144

© Copyright 2019, All Rights Reserved Notícias de Marialva

  • log whats
  • FACEBOOK
  • INTAGRAM